Um estudo publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience mostrou que, antes de aprenderem sobre as operações matemáticas, as crianças já são capazes de “ativar” regiões cerebrais associadas ao senso numérico
Faça o teste aí na sua casa: antes mesmo de aprender na escola, seu filho já sabe fazer contas simples de divisão. Se pegar quatro bolas e pedir para que ele distribua igualmente entre duas pessoas, provavelmente conseguirá cumprir a missão, mesmo que ainda não tenha aprendido as operações matemáticas no colégio.
Foi um teste como esse que os pesquisadores da Universidade da Pensilvânia (EUA) aplicaram para chegar a essa conclusão. Em um estudo publicado na revista científica Frontiers in Human Neuroscience, eles fizeram experimentos com crianças de 6 a 9 anos de idade. O objetivo era avaliar a capacidade que os pequenos tinham de fazer divisões, em situações que não envolvessem números escritos ou operações matemáticas.
Em um dos experimentos, crianças e adultos observaram pontos ou algarismos (dividendos) que “caíam” em cima das petálas de uma flor (divisores). A tarefa era apontar qual das pétalas havia recebido uma maior quantidade de pontos ou números. As crianças acertaram a resposta em 73% das vezes, enquanto os adultos constumavam acertar em 90%.
Mesmo as crianças que ainda não haviam aprendido a fazer contas de divisão na escola se saíram bem no experimento. A hipótese dos pesquisadores é que as crianças já são capazes de “ativar” regiões cerebrais associadas ao senso numérico.
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“Ficamos muito surpresos que as crianças que não conseguiam resolver nenhum problema de divisão escrita – por exemplo, o que é quatro dividido por dois? – já sabiam fazer divisões simbólicas na nossa tarefa das flores. Então, concluímos que, mesmo antes da educação formal de matemática, as crianças já ativam áreas do cérebro responsáveis por esse tipo de aprendizado”, explica Elizabeth Brannon, uma das autoras do estudo.
Segundo a pesquisadora, as crianças que participaram da dinâmica se mostraram preparadas para resolver, inclusive, divisões não simbólicas de grandes números. “A capacidade das crianças não se limita simplesmente a reduzir pela metade. O sucesso das crianças em fazer divisão aproximada de grandes quantidades é um indício de que introduzir cálculos não simbólicos no início da educação matemática pode ser uma boa para prepará-las para o aprendizado aritmético formal”, conclui.